Veja 5 motivos para estudar na FTC

Faculdade de Administração
Faculdade de administração: Tudo o que você precisa saber ao escolher o curso
8 de Fevereiro de 2018
O que faz um biomédico
O que faz um biomédico e o que esperar desta profissão?
15 de Fevereiro de 2018
estudar na FTC

Antigamente, a experiência era mais valorizada que a formação, mas este cenário mudou. Ter um diploma de curso superior pode atrair muito mais oportunidades de emprego no mercado de trabalho atual, especialmente se a experiência acadêmica do profissional tiver ligação com a área na qual ele pretende atuar. Além disso, um diploma  na mão significa mais autoestima, melhores salários e inscrições em concursos públicos.

É fácil chegar a essa conclusão: quanto maior o conhecimento técnico e/ou teórico do profissional, maiores são suas chances de ser bem-sucedido. Daí a importância de escolher uma instituição que ofereça todas as ferramentas necessárias para a formação de um bom profissional. Existem três tipos de curso superior: Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura. Confira abaixo as diferenças:

Curso Superior de Tecnologia: Com duração média de 2 e 3 anos, a graduação tecnológica forma tecnólogos para atuarem em setores específicos do mercado de trabalho. Esta habilitação confere aos formandos o diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, diferentemente dos cursos técnicos. Ao optar por um curso superior em tecnologia, o aluno geralmente está em busca de mais experiências na área da gestão ou da tecnologia, já que o curso tem um caráter prático.

Bacharelado: O bacharelado concede ao estudante uma visão mais generalista da profissão e tem a duração média de 4 a 5 anos. São mescladas matérias teóricas e práticas, numa extensa matriz curricular e, geralmente, cursos que têm essa habilitação costumam ser os mais concorridos em quaisquer vestibulares. O bacharelado forma bacharéis com visão analítica e crítica para atuar em áreas tradicionais como Comunicação Social e Direito.

Licenciatura: A licenciatura tem duração média de 4 anos e é indicada para quem tem gosto pela vida de professor e/ou educador. Ela habilita o titular para dar aula em escolas de Educação Infantil e, também, nos primeiros anos do Ensino Fundamental (no caso da formação em Pedagogia). O profissional que possui essa habilitação está apto a trabalhar pelo aperfeiçoamento do sistema educacional brasileiro e desenvolver um ponto de vista crítico a respeito da profissão.

 

Por que estudar na FTC?

Agora que você já tem estas informações, aí vão as seguintes perguntas: Como selecionar a melhor faculdade para se estudar? Qual a importância disso? A seguir, vamos listar 5 motivos para escolher a FTC.

  1. Ir além do conhecimento técnico

A FTC cuida para que os alunos adquiram uma série de habilidades e atitudes que, somadas ao conhecimento técnico essencial de cada área, tornam o futuro profissional competitivo no mercado em que vai ingressar. Entre essas atitudes e habilidades que não costumam ser formalmente ensinadas na universidade, estão o marketing pessoal; flexibilidade e inteligência emocional; pró-atividade; capacidade de boa comunicação escrita e falada; tolerância a realidades incertas e não lineares; planejamento, gestão e liderança; entre outras. Os cursos de graduação da Rede FTC têm o objetivo de formar um profissional crítico, conhecedor das exigências do mundo contemporâneo e, principalmente, consciente de sua responsabilidade social no que diz respeito ao compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, das comunidades e da população brasileira.

 

  1. Estágio Supervisionado

A experiência do estágio é essencial para a formação completa do aluno, já que cada vez mais são requisitados profissionais bem preparados e com habilidades. Ao chegar à faculdade, o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o que ele aprende em sala de aula.

Na Rede FTC, a interação entre teoria e prática, caracterizada pelo estágio supervisionado, constitui-se em componente curricular obrigatório, que visa a aplicação dos conhecimentos estudados ao cotidiano, realizando a transposição, para o dia-a-dia profissional, de conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica, possibilitando o desenvolvimento da prática, onde estão envolvidos os aspectos técnicos, científicos, sociais e humanos da profissão.

  1. Iniciação à pesquisa científica

A Rede FTC entende que unir ensino, pesquisa e extensão significa caminhar para que a educação seja realmente integrada, envolvendo docentes e discentes na criação e na reelaboração do conhecimento, com o objetivo de que a realidade seja apreendida e não somente reproduzida. A base de nossa proposta pedagógica é a melhoria da qualidade do ensino superior – o que inclui a formação de grupos de estudos, favorecendo o surgimento de linhas de pesquisa e viabilizando a participação dos alunos no desenvolvimento da iniciação científica. Além do ensino, a construção da cientificidade do processo de ensinar e aprender também deve envolver pesquisa e extensão. Centrada no aluno, a metodologia de ensino da rede FTC utiliza a pesquisa científica como instrumento de conhecimento analítico e estabelecimento de conceitos lúcidos e transformadores. Tudo isso valoriza a formação do pensamento lógico e crítico dos futuros profissionais.

  1. Infraestrutura

As unidades da Rede FTC contam com uma estrutura moderna e completa que garante ao aluno um ambiente favorável ao aprendizado e à troca de informações acadêmicas. Salas de aula bem equipadas, laboratórios, auditórios e centros de convivência asseguram um maior nível de qualidade acadêmico-científica dos alunos e do corpo docente.

  1. Corpo docente qualificado

Além do comprometimento, a variedade e a qualificação dos professores devem ser levados em conta. Um dos pontos mais importantes para escolher uma instituição é conhecer a qualidade do corpo docente: bons professores são fundamentais para um aprendizado eficiente.

Na FTC, o corpo docente dos cursos de graduação é composto por especialistas, mestres e doutores com larga experiência em suas áreas de atuação.

A faculdade ideal é resultado de investimentos em infraestrutura, na grade curricular, no corpo docente e nos ambientes de troca e prática de informações acadêmicas – tudo para garantir a melhor formação para cada aluno. Ter o melhor curso de todos é importante, mas, antes de tudo, ele precisa ser o melhor para você. Na FTC, você encontrará todas as ferramentas que lhe darão talento, criatividade e o aprendizado que você precisa para dar início à sua jornada rumo ao mercado de trabalho.

Conheça uma de nossas unidades!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *