Como escolher a melhor faculdade para você

provas de vestibular
Como se preparar para as provas de vestibular
19 de Fevereiro de 2018
matrícula especial ftc
Conheça a Matrícula Especial FTC
21 de Fevereiro de 2018
como escolher a melhor faculdade

Pronto, você já escolheu o curso que vai fazer e que mais combina com você. Mas como escolher a melhor faculdade entre tantas ofertas?

Essa escolha varia de acordo com a necessidade e a prioridade de cada um, mas é preciso levar em consideração alguns pontos como a localização ou a boa avaliação do curso pelo Ministério da Educação (MEC).

Muita gente opta pela universidade pública, mas, hoje, as opções são variadas para quem deseja entrar no curso superior com o pé direito. Se o seu orçamento é apertado, é melhor estudar em uma universidade pública ou investir em uma perto da sua casa? E se você preferir uma formação mais rápida para entrar logo no mercado de trabalho?

Ao longo do texto, vamos te ajudar a avaliar os melhores critérios na hora de escolher a melhor faculdade para você estudar.

 

O que devo levar em consideração para escolher a melhor faculdade?

Nos últimos anos, houve um boom de faculdades no Brasil, devido aos programas de facilitação ao ingresso ao ensino superior e isenções fiscais dos governos. É bom ter opções, mas também é preciso ficar atento, pois não basta só fazer um curso superior – o profissional recém-formado deve estar preparado para o mercado de trabalho e isso também é conseqüência da qualidade no ensino.

Na FTC, os cursos de graduação têm o objetivo de formar profissionais críticos, conhecedores das exigências do mundo atual e, principalmente, conscientes de sua responsabilidade social. Confira abaixo o que é preciso levar em conta na hora de escolher a melhor faculdade:

 

Autorização do MEC

A autorização do Ministério da Educação é imprescindível para validar o seu diploma. É importante observar se a faculdade que você deseja ingressar possui os critérios exigidos para garantir essa autorização e prestar atenção na nota. As melhores faculdades possuem notas de 3 a 5.

 

Qualidade dos professores

Um dos principais pontos a serem analisados na escolha da faculdade é o corpo docente da instituição. É importante observar se os professores são mestres e doutores e se têm boa experiência no mercado de trabalho. A boa qualidade do ensino está ligada a professores qualificados. Na FTC, o corpo docente é composto por especialistas, mestres e doutores com larga experiência em suas áreas de atuação.

 

Infraestrutura

Ambientes educacionais que possuem instalações físicas de qualidade garantem o conforto e, principalmente, potencializam a capacidade de aprendizado. Salas de aula bem equipadas, iluminadas e ventiladas, bibliotecas com um bom acervo de livros, computadores com acesso à internet, laboratórios modernos e bem equipados, boas condições de limpeza e conforto: tudo isso deve ser bem avaliado na hora de escolher a melhor faculdade.

Também é importante saber se a faculdade garante toda a estrutura necessária para o seu curso, como salas com prancheta, clínicas escola, estúdio, etc. Os cursos da FTC contam com uma estrutura moderna que garantem ao aluno um ambiente favorável ao aprendizado.

 

Localização

Devido ao grande número de faculdades espalhadas pelo país não é difícil encontrar o curso desejado em alguma universidade próxima a sua casa. Ainda assim, muita gente deixa de entrar para uma faculdade por não poder se deslocar diariamente para a cidade onde está localizada a instituição de ensino.

Fique atento aos cursos disponíveis em faculdades próximas a sua cidade e analise sua disponibilidade para se descolar até elas. Não adianta estudar na melhor faculdade do mundo se você gasta horas no trajeto de ida e volta e, consequentemente, tem menos tempo para estudar e se preparar para provas e trabalhos.

A FTC possui unidades nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista, Petrolina, Juazeiro e Jequié.

 

Reputação da Instituição

Faça uma pesquisa para saber mais sobre a reputação e a tradição dessa faculdade, principalmente, no que diz respeito à empregabilidade e qualidade do ensino. Converse com alunos e ex-alunos da instituição que você deseja ingressar, pergunte sobre a experiência deles na faculdade e analise os pontos fortes e fracos antes de fazer sua escolha.

 

Valor da mensalidade

Informe-se se a faculdade escolhida possui bolsas, programas de descontos ou parcerias com empresas, pois isto facilita o pagamento, principalmente para alunos que bancam os próprios estudos.

A FTC oferece bolsas de até 100% para candidatos que obtêm as melhores notas no Processo Seletivo. Além disso, também são oferecidos descontos de até 90% na primeira mensalidade e de 40% em todos os semestres subsequentes até a conclusão do curso pelo aluno (se observados os critérios estabelecidos pela instituição).

 

Grade curricular

Visite os sites das instituições e veja a matriz curricular do curso em questão. Comparar a matriz curricular das melhores faculdades facilita na hora da escolha.

 

Pesquisa e extensão

A possibilidade da participação em projetos de pesquisa e atividades de extensão também são critérios importantes a serem levados em conta, pois ajudam o aluno a ficar mais próximo do dia-a-dia da profissão.

A FTC possui 16 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: são 94 pesquisadores, sendo mais de 90% doutores e 113 estudantes de Graduação, Mestrado e Doutorado, que realizam as atividades de pesquisa nas dependências das Unidades da Rede FTC.

 

Visite a instituição

Muitas faculdades permitem que o futuro aluno agende uma visita monitorada para conhecer melhor sobre os cursos oferecidos e as instalações físicas. Caso não seja possível este deslocamento, basta entrar no site e ter acesso às informações, bem como acessar as redes sociais da instituição. Por meio das redes, você também pode comparar as faculdades antes de fazer sua escolha.

 

Pesquisar e comparar as faculdades que oferecem o curso que você deseja estudar são tarefas essenciais antes fazer sua escolha. O ingresso no Ensino Superior é o seu primeiro passo rumo a uma carreira plena e bem-sucedida e saber escolher fará toda a diferença lá na frente. Pense, converse com especialistas e alunos, visite as instituições, analise a grade curricular e coloque tudo em uma balança. Se a escolha valer a pena, parabéns: seu futuro vai começar. Boa sorte!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *